Impactos da Resolução BCB nº 150, de 6/10/2021 em suas transações Vindi Pagamentos
Em breve, os valores de suas vendas feitas via cartão de crédito e suas antecipações na Vindi serão automaticamente liquidados (pagos) em sua conta bancária um dia útil após serem creditados na plataforma. Essa alteração acontece por consequência da Resolução BCB nº 150, de 6/10/2021, que determina novas regras de liquidação de arranjos de pagamento.
Ou seja, os valores de suas vendas via cartão serão enviados diretamente para o seu banco cadastrado após o prazo de repasse configurado em sua conta Vindi (D+2, D+14 ou D+30). Para receber seus valores, é necessário utilizar uma conta bancária que seja aceita pela CIP.
Clique aqui e consulte a listagem completa.
POR QUE EU PRECISO CHECAR OU ALTERAR MINHA CONTA BANCÁRIA?
A Vindi só pode enviar seu saldo de vendas via cartão de crédito para contas verificadas pela CIP.
Caso sua conta não esteja entre as verificadas pela CIP, o processo é similar ao dos saques de hoje: você será informado que seus valores não foram liquidados por divergência dos dados bancários e após ajuste dos dados (e verificação), iremos tentar liquidar novamente na nova conta informada.
COMO SERÁ O NOVO FLUXO DA OPERAÇÃO?
Comprador paga ⇒ Vindi gera recebível de acordo com a data acordada (D2, D14, etc) ⇒ Chega a data do crédito ⇒ Transfere para conta bancária do lojista.
Ou seja, esse pagamento não se torna mais crédito no seu saldo virtual da Vindi e vai automaticamente para sua conta.
ESSA OPERAÇÃO GERA TAXA DE SAQUE?
Não. Como a transferência destes valores recebidos ocorre de forma compulsória, não há taxa de saque.
OBS: as taxas de saque continuam existindo para boletos e transferências.
COMO ISSO AFETA O MEU SALDO?
Os recebíveis de cartão serão pagos diretamente na sua conta bancária cadastrada na Vindi e não ficarão mais disponíveis no seu saldo virtual. Seu saldo Vindi terá apenas os recebíveis de boleto, transferência online (Portal) e PIX (Gerenciador de Conta).
COMO FICA O MEU SAQUE?
O repasse automático dos seus valores para sua conta bancária acontece em dias úteis, de segunda a sexta-feira, sendo realizados um dia após serem creditados na plataforma Vindi. Você terá uma listagem para identificar quais transações foram pagas para sua conta bancária.
Já os saques referentes a pagamentos via boleto, transferência e PIX online continuam sendo feitos como antes.
COMO FICA O MEU EXTRATO?
O extrato PIX e boleto/TEF não sofrem alterações. A mudança ocorre apenas no extrato do cartão, que passa a ser uma listagem de liquidações no Gerenciador de Conta, chamada [Extrato cartão - liquidações], onde serão exibidos detalhes como o número do pedido, a origem da venda, o valor de venda e o valor recebido.
COMO REALIZO A CONSULTA DAS LIQUIDAÇÕES EM MEU EXTRATO?
Para fazer esse acompanhamento, acesse o menu [Extrato cartão - liquidações] em seu Gerenciador de Conta, para consultar as liquidações feitas em sua conta bancária referente aos valores das vendas de cartão, sejam elas online ou presenciais (maquininha).
HÁ ALGUMA MUDANÇAS NAS OPERAÇÕES COM SALDO?
Ainda será possível realizar pagamentos de fatura e etiquetas, fazer estornos e transferência entre contas utilizando o saldo disponível, proveniente de vendas via boleto e TEF.
Mas atenção! Como seu saldo de vendas via cartão de crédito não ficará mais disponível na plataforma, é possível que você precise utilizar a função ADICIONAR SALDO para realizar essas operações.
COMO FICA A TRANSFERÊNCIA DE SALDO DE VENDAS ENTRE CONTAS VINDI?
Como os pagamentos feitos por cartão não geram mais saldo virtual, ele não poderá ser movimentado na plataforma. Mas a transferência entre contas não muda e pode continuar sendo feita com saldos originados por pagamentos de boleto e transferência.
A ADIÇÃO DE SALDO TERÁ CUSTO?
Não há custo para adição de saldo.
PRECISO SOLICITAR A ADIÇÃO DE SALDO PARA A VINDI?
Sim, caso você receba uma mensagem de erro no momento da adição, ela deverá ser solicitada com uma abertura de chamado em nossa Central de Atendimento. Para saber como adicionar saldo, clique aqui!
COMO FICAM OS CASOS DE CANCELAMENTOS DE VENDA?
No caso de um cancelamento total, caso não tenha sido creditada, não há qualquer impedimento. Para cancelamento total de compra já creditada ou cancelamento parcial (creditado ou não creditado) é preciso haver saldo. Por isso, sugerimos deixar um saldo reserva para esses casos.
COMO FICARÁ O BLOQUEIO DOS VALORES DA DISPUTA PARA LOJISTAS QUE JÁ RECEBERAM O VALOR DAS VENDAS?
Caso o lojista não tenha saldo, ele poderá ficar negativo em decorrência de disputas e chargebacks. Caso o valor seja comprovadamente devido, o valor será retido no próximo saldo a receber.
COMO FICAM OS CASOS DE SALDO COMPROMETIDO?
Os casos de saldo comprometidos diretamente com a registradora de recebíveis não muda. Ou seja, a transferência de valores será enviada diretamente para o beneficiário do contrato.
NO CASO DE AFILIADOS QUE UTILIZAM SPLIT DE PAGAMENTO, É PRECISO TER CONTA VERIFICADA?
Sim. Tanto a conta do afiliado quanto do vendedor precisam ser verificadas para receber os valores.